A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) é um conjunto de metodologias que visam a promoção e a proteção dos trabalhadores nos seus locais de trabalho cujo objetivo é a eliminação e/ou redução de acidentes de trabalho e doenças profissionais, através da identificação, avaliação e controlo de situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para o ser humano.

A Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro, alterada pela Lei n.º 3/2014 de 28 de Janeiro, regulamenta estes conceitos, e tem como objetivo a prevenção dos fatores de risco potencialmente existentes nos locais de trabalho (riscos físicos, químicos, biológicos, ergonómicos, mecânicos, entre outros) através da sua identificação e controlo.

A PAFLO é uma empresa especializada no desenvolvimento dos serviços externos de segurança e saúde no trabalho, executando em conjunto com os seus clientes, as atividades previstas na legislação. A realização dos serviços de SST com a PAFLO não só permite o cumprimento integral da legislação, de acordo com o artigo 15.º da Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, como proporciona um acréscimo de valor aos clientes, com consequências muito positivas e duradoras na produtividade e competitividade dos mesmos. Todas as soluções são adequadas à realidade de cada cliente e analisadas face a cada necessidade.

A PAFLO está autorizada pela ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho para a prestação de Serviços de Segurança no Trabalho.

Somos a sua parceira ideal para o apoiar no cumprimento da legislação de Segurança no Trabalho prestando um serviço adequado às suas verdadeiras necessidades de promoção de comportamentos seguros.

Relembramos que todas as empresas devem organizar os serviços de Segurança no Trabalho – Lei 102/2009 alterada pela Lei 3/2014 e que devem recorrer a empresas de prestação de serviços devidamente autorizadas pela ACT.

No âmbito de SST, dispomos de serviços como:

      • Acompanhamento das Empresas na Implementação das Medidas Propostas;
      • Aconselhamento de Avaliações Laborais;
      • Análise e Elaboração de Relatórios de Acidentes de Trabalho;
      • Análise Estatística de Acidentes de Trabalho;
      • Apoio na Comunicação com as Entidades Oficiais após Fiscalizações;
      • Avaliações de Riscos Específicos:
        • Ruído Ocupacional;
        • Iluminância;
        • Conforto Térmico;
        • Contaminantes Químicos;
        • Qualidade Ar Interior;
        • Vibrações;
        • Riscos Ergonómicos;
        • Riscos Biológicos;
        • Ergonómicos.
      • Avaliações Gerais de Riscos Laborais;
      • Divulgação de Folhetos informativos;
      • Elaboração e Distribuição de Informação Técnica;
      • Enquadramento Legal de SST da Atividade;
      • Estudo sobre o Uso de Equipamentos de Proteção Individual, e Respetivos Registos de Entrega;
      • Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos;
      • Ficha de Máquinas e/ou Equipamentos;
      • Fichas de Risco por Posto de Trabalho;
      • Formação e Informação aos Trabalhadores;
      • Identificação de Perigos e Avaliação dos Riscos;
      • Inquérito de Consulta de Colaboradores;
      • Instruções de Segurança em Processos e/ou uso de Equipamentos;
      • Manual de Acolhimento;
      • Manual de Segurança;
      • Organização e Preenchimento das Notificações Obrigatórias;
      • Plano de Ação;
      • Planos de Emergência e Medidas de Combate a Incêndio;
      • Planos de Prevenção de Riscos Profissionais;
      • Planos de Sinalização;
      • Planos e Registos de Manutenção;
      • Preenchimento do Anexo C e D do Relatório Único;
      • Realização de Auditorias Técnicas e Respetivo Relatório de Observação;
      • Serviços Externos de SST;
      • Visitas de Acompanhamento.

 

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